quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Por dentro do Workshop de Forecasting com Nathalie Rozborski, da NellyRodi


Nathalie Rozborski, Consultora Chefe Internacional do setor de Moda e Beleza na empresa de forecasting NellyRodi, veio ao Brasil a convite do Instituto Rio Moda para participar do Rio Moda Discute Internacional 2014, e aproveitou para dar um workshop incrível compartilhando seus conhecimentos e métodos de posicionamento de marcas dessa empresa que é líder no mercado. O workshop foi no dia 26/09, na Casa Ipanema.

            Em primeiro lugar, para quem não conhece, a NellyRodi é uma empresa francesa criada em 1985 que hoje atende 1.200 clientes, entre eles Kenzo, Cartier e Longchamp. Além do lançamento regular de trendbooks, eles também prestam consultoria direta a diversas empresas, pensando com dois anos de antecedência sobre o posicionamento que a marca quer alcançar e como chegar lá.

            Na primeira parte do workshop, Nathalie falou sobre o método de trabalho da NellyRodi, ilustrando com o case atual da Kenzo. Segundo ela, o reposicionamento da marca era crítico para sua própria sobrevivência, já que seus clientes eram senhoras. A Kenzo precisava se renovar. Com base numa pesquisa sobre o mercado atual, e nos próprios valores da empresa, chegou-se a três palavras que passaram a definir toda a estratégia da “nova” Kenzo: cool, chic e fun. É impossível não concordar que a estratégia foi certeira, já que a Kenzo passou a ganhar destaque e ser desejada nos quatro cantos do mundo.

            Em seguida, os participantes do workshop foram divididos em 4 grupos, que colocaram em prática o método NellyRodi analisando 4 marcas brasileiras (uma por grupo): Osklen, Farm, Marisa e Adriana Degreas. O foco foi pensar no posicionamento dessas marcas no mercado internacional, daqui a dois anos. Os grupos tiveram que definir os quatro valores da marca, o tipo de consumidor, e fazer boards de apresentação. Nathalie ficou impressionada com o trabalho que foi feito em apenas algumas horas – segunda ela, geralmente demora-se 3 dias fazendo o mesmo exercício com as empresas.

            Para quem deseja trabalhar com pesquisa de Forecasting, ela dá a dica: “Tenha os olhos e ouvidos sempre abertos. Gosto de comparar a minha equipe a uma esponja. Absorvemos tudo, de livros a exposições, a arte, a revistas de moda, a desfiles, ao hortifruti, tudo está mandando e recebendo sinais. Estudar moda é essencial. Ter sensibilidade aguçada é bom, mas ter também um conhecimento sólido do mercado é extremamente importante”.


Obrigada, Nathalie, por compartilhar o seu conhecimento conosco!

Por Ana Claudia Lopes 

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